Município de Oliveira de Azeméis

Zona de identificação

Identificador

MOA

Forma autorizada do nome

Município de Oliveira de Azeméis

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) do nome

Tipo

Zona de contacto

Tipo

Endereço

Endereço

Largo da República

Localidade

Oliveira de Azeméis

Região

Nome do país

Portugal

Código Postal

3720-240

Telefone

256600600

Fax

URL

Nota

área de descrição

história

O município de Oliveira de Azeméis foi criado a 5 de janeiro de 1799 por foral de D. Maria I, no entanto, a sua delimitação geográfica atual, é fixada em 1926 com a criação do concelho de São João da Madeira. O município possui uma área de 163,41 km² dividida em 12 freguesias e uma população de 68.825 habitantes (dados preliminares Censos 2011). A sede do município é a cidade de Oliveira de Azeméis, criada a 16 de maio de 1984, como consequência das especiais condições de progresso, sobretudo industrial, demográfico e urbano.
Integra o Entre Douro e Vouga, uma sub-região estatística portuguesa (NUT III), parte da Região Norte e do Distrito de Aveiro, também denominada de "Terras de Santa Maria", conjuntamente com Arouca, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira e Vale de Cambra, tendo estes cinco municípios constituído a denominada Associação de Municípios de Terras de Santa Maria, criada para a realização de interesses específicos comuns compreendidos nas atribuições dos municípios.
Desde 1 de setembro de 2008, Oliveira de Azeméis é parte integrante da Grande Área Metropolitana do Porto, de acordo com a Lei n.º 46/2008, de 27 de agosto, que estabelece o regime jurídico das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.
A localização de Oliveira de Azeméis e as ligações administrativas estabelecidas às várias escalas (Região Norte, distrito de Aveiro, AMP, NUT III e Entre Douro e Vouga) possibilitam o estabelecimento de uma rede de relações funcionais entre este concelho e as principais cidades e municípios da sua envolvente.
Desde logo, numa escala regional, destacam-se as ligações às duas cidades próximas mais influentes: o Porto, principal cidade da Região Norte, e Aveiro, capital distrital pertencente à Região Centro.
Com efeito, Oliveira de Azeméis vê a sua articulação com a metrópole do Porto, situada aproximadamente a 50Km (cerca de três quartos de hora de distância), facilitada e reforçada pela atual integração na AMP e, também, pela melhoria genérica das acessibilidades e associado aumento de mobilidade da população observados nos últimos anos.
Antes da inclusão na AMP, o município pertenceu à Grande Área Metropolitana de Aveiro (GAMA), entretanto extinta e substituída pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Vouga. No entanto, apesar desta transferência da GAMA para a AMP, a cidade de Aveiro, mais próxima de Oliveira de Azeméis do que a cidade do Porto (cerca de 40Km, meia hora de distância), continua a ser um polo fundamental para o estabelecimento de relações estratégicas, a sul, de natureza diversificada – funções administrativas de base distrital, ensino e investigação (nomeadamente através da Universidade de Aveiro), acessibilidade (porto marítimo de Aveiro, ligação viária a Espanha), entre outras.

contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

estrutura administrativa

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervos documentais

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

área de acesso

horário de funcionamento

Condição de acesso e uso

Acessibilidade

área de serviços

serviços de pesquisa

serviços de reprodução

Áreas públicas

Zona do controlo

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão ou eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Área de transferência

Contacto principal

Largo da República
Oliveira de Azeméis
PT 3720-240