Município de Oliveira de Azeméis

URL

área de descrição

história

O município de Oliveira de Azeméis foi criado a 5 de janeiro de 1799 por foral de D. Maria I, no entanto, a sua delimitação geográfica atual, é fixada em 1926 com a criação do concelho de São João da Madeira. O município possui uma área de 163,41 km² dividida em 12 freguesias e uma população de 68.825 habitantes (dados preliminares Censos 2011). A sede do município é a cidade de Oliveira de Azeméis, criada a 16 de maio de 1984, como consequência das especiais condições de progresso, sobretudo industrial, demográfico e urbano.
Integra o Entre Douro e Vouga, uma sub-região estatística portuguesa (NUT III), parte da Região Norte e do Distrito de Aveiro, também denominada de "Terras de Santa Maria", conjuntamente com Arouca, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira e Vale de Cambra, tendo estes cinco municípios constituído a denominada Associação de Municípios de Terras de Santa Maria, criada para a realização de interesses específicos comuns compreendidos nas atribuições dos municípios.
Desde 1 de setembro de 2008, Oliveira de Azeméis é parte integrante da Grande Área Metropolitana do Porto, de acordo com a Lei n.º 46/2008, de 27 de agosto, que estabelece o regime jurídico das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.
A localização de Oliveira de Azeméis e as ligações administrativas estabelecidas às várias escalas (Região Norte, distrito de Aveiro, AMP, NUT III e Entre Douro e Vouga) possibilitam o estabelecimento de uma rede de relações funcionais entre este concelho e as principais cidades e municípios da sua envolvente.
Desde logo, numa escala regional, destacam-se as ligações às duas cidades próximas mais influentes: o Porto, principal cidade da Região Norte, e Aveiro, capital distrital pertencente à Região Centro.
Com efeito, Oliveira de Azeméis vê a sua articulação com a metrópole do Porto, situada aproximadamente a 50Km (cerca de três quartos de hora de distância), facilitada e reforçada pela atual integração na AMP e, também, pela melhoria genérica das acessibilidades e associado aumento de mobilidade da população observados nos últimos anos.
Antes da inclusão na AMP, o município pertenceu à Grande Área Metropolitana de Aveiro (GAMA), entretanto extinta e substituída pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Vouga. No entanto, apesar desta transferência da GAMA para a AMP, a cidade de Aveiro, mais próxima de Oliveira de Azeméis do que a cidade do Porto (cerca de 40Km, meia hora de distância), continua a ser um polo fundamental para o estabelecimento de relações estratégicas, a sul, de natureza diversificada – funções administrativas de base distrital, ensino e investigação (nomeadamente através da Universidade de Aveiro), acessibilidade (porto marítimo de Aveiro, ligação viária a Espanha), entre outras.

contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

estrutura administrativa

Políticas de gestão e entrada de documentos