Documento simples 022 - Freguesia de Oliveira de Azeméis: Vista aérea (título atribuído)

Original Objeto digital not accessible

PT/AMOA/APRIV/PSS/ACG/096/022

Freguesia de Oliveira de Azeméis: Vista aérea (título atribuído)

• 1983 (Produção)

Documento simples

1 fotografia (49x39cm); cor; papel.

(1916-2013)

História biográfica

Nascido a 25 de Maio de 1916, António César Guedes completou o ensino primário na Escola Conde de Ferreira, prosseguindo estudos na então Escola Comércio do Porto, na Casa Escola de Azeméis, tendo, posteriormente, ingressado na Escola Raul Dória, no Porto, onde concluiu o curso comercial. Regressado a Oliveira de Azeméis, iniciou a atividade profissional na ourivesaria Guedes, fundada por seu avô.
Durante a juventude praticou ténis na Oliveirense e colaborou empenhadamente na organização dos bailes de Carnaval que tinham lugar no salão nobre do município e, mais tarde, no ginásio do colégio.
Teve, simultaneamente, um papel decisivo na vida das diferentes instituições sociais de Oliveira de Azeméis.
De todas, aquela que lhe seria mais cara, até por razões familiares – visto que seu pai tinha sido membro da Comissão Patriótica Oliveirense, a quem se deve aquele espaço – seria a Comissão de Melhoramentos de La-Salette, à qual devotou muitos anos da sua vida, tendo ocupado diversos cargos, assumindo mesmo a presidência em 1978.
A Santa Casa da Misericórdia, os Bombeiros Voluntários, a União Desportiva Oliveirense, o Asilo da Infância Desvalida, o Instituto de Cultura Ferreira de Castro, foram algumas dessas instituições a quem António César Guedes deu o seu precioso contributo e mais-valias.
Após o 25 de abril de 1974 integrou a Comissão Administrativa da Câmara Municipal, presidida pelo Dr. Flávio Laranjeira, mas acabaria, dado o abandono por razões profissionais deste, por assumir a liderança da mesma, até à realização das primeiras eleições autárquicas, no final de 1976.
Partilhou as suas memórias e conhecimentos sobre a terra que o viu nascer, através das obras: "O Parque e Santuário de La-Salette em Oliveira de Azeméis”, "Carnaval - Apontamentos sobre os Bailes de Carnaval no Salão Nobre da Câmara" e "Um Olhar sobre o Passado".
Faleceu a 23 de fevereiro de 2013.

A fotografia abrange os seguintes locais da freguesia de Oliveira de Azeméis: Cidacos/Parque La Salette/Centro Vidreiro/Bairro de Lações.

Estado de conservação: bom

Parcial