Série 268 - Conta corrente de documentos

PT/AMOA/APRIV/CMS/CMLS/CPL/268

Conta corrente de documentos

• 1931-03-08 - 1948-07-28 (Produção)

Série

(1931-2000)

A Comissão de Melhoramentos de La Salette iniciou a sua atividade no dia 6 de março de 1931. Uma vez destituída a Comissão Patriótica Oliveirense, em 10 de fevereiro de 1931, cabe a esta comissão continuar a orientar e a zelar pelo Parque de La Salette.
As pessoas que ficaram à frente desta função como o Dr. Artur Correia Barbosa, o Comendador António Rodrigues de Oliveira e António Barbosa Tavares, continuaram com o seu esforço para que as obras fossem concluídas, principalmente a nova capela.
Assim se manteve este propósito ao longo das sucessivas Comissões de Melhoramentos de La Salette que, ao longo de 80 anos, executaram inúmeras obras e melhoramentos.
O Cruzeiro de Independência, iniciativa da Juventude Católica Feminina, teve o apoio da Comissão, que não só disponibilizou o local mais adequado como contribuiu para a sua realização (1940); o escadório do Parque de La Salette, com planta do Arqtº Ernesto Campos Martins (1946); o parque de campismo (1941); o parque infantil e biblioteca, um projeto do Arqtº Gaspar Domingues (1966), entre outras.
Com a comparticipação da câmara, junta de freguesia e serviços municipalizados, o parque foi equipado com candeeiros de coluna e distribuição de energia toda subterrânea, e o Miradouro António Tavares foi equipado com bancos. Nas colunas do gradeamento deste miradouro foram colocados 19 painéis em azulejo alusivos às 19 freguesias do concelho. Também foram colocados painéis de azulejo à volta do coreto com motivos do parque, e plantadas dezenas de árvores e arbustos para substituir as que iam morrendo. Manteve-se a organização das festas em honra de N.ª S.ª de La Salette, tendo vindo até Oliveira de Azeméis as melhores bandas regimentais do país.

Mínimo