Arquivo Municipal de Oliveira de Azeméis

Nome do país

área de descrição

história

Arquivo Municipal de Oliveira de Azeméis, inaugurado no dia 16 de Maio de 2009, encontra-se instalado no edifício conhecido como “Casa das Escadas Redondas” mandado construir na segunda metade do século XIX, presumivelmente no ano de 1881, data inscrita no frontão do portão original.
Até à sua aquisição pela Câmara Municipal, em 1979, com vista à instalação da maternidade do hospital, serviu de habitação a algumas personalidades da sociedade oliveirense.
Com o fim da necessidade de expansão do hospital, a Câmara entendeu auxiliar a instalação da CERCIAZ, através da cedência deste edifício. Situação que durou de 1980 a 1988.
Após a saída da CERCIAZ, várias foram as hipóteses ponderadas para a utilização do edifício – esquadra da PSP, Centro de Saúde, Escola de Enfermagem – sem que nenhuma viesse a concretizar-se.
Por fim, em 2001, decidiu-se, com a colaboração do Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais (PARAM) do Instituto dos Arquivos Nacionais Torre do Tombo, dar uma nova função ao edifício, adequada à memória que ocupa no imaginário coletivo dos oliveirenses, transformando-o em Arquivo Municipal que, até então, tinha ocupado espaços provisórios e pouco ajustados à preservação de documentação com importância histórica.
Para esse efeito foi elaborado um projecto de reabilitação, adaptando o edifício às necessidades da sua nova função, e realizadas as obras necessárias para devolvê-lo ao público.
A intervenção de arquitetura procurou recuperar a harmonia exterior do edifício, com a reabertura de portas e janelas que haviam sido tapadas, e manter, no essencial, a distribuição dos compartimentos no interior, de acordo com as necessidades de funcionamento do Arquivo, separando as áreas públicas (receção, sala de leitura, biblioteca de referência/ espaço Internet, sala do serviço educativo, sala de exposições) das áreas técnicas (sala de receção/eliminação, sala de limpeza e expurgo, sala de tratamento arquivístico, sala de reprodução de documentos).

contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

estrutura administrativa

Políticas de gestão e entrada de documentos

Consultar o Regulamento do Arquivo Municipal de Oliveira de Azeméis em http://arquivo.cm-oaz.pt/

Prédios

Acervos documentais

Arquivos Públicos
▪ Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
▪ Câmara Municipal da Bemposta
▪ Delegação Escolar de Oliveira de Azeméis
▪ Governo Civil de Aveiro

Arquivos Privados
▪ António César Guedes
▪ Centro Vidreiro do Norte de Portugal
▪ Comissão de Melhoramentos do Parque de La Salette
▪ Foto-Paúl
▪ Novo Theatro Oliveirense
▪ Viúva Bastos & Filhos

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

área de acesso

horário de funcionamento

9h00-12h30 / 14h00- 17h30
Horário de atendimento: 09h30– 12h00 / 14h30-17h00

Condição de acesso e uso

área de serviços

serviços de pesquisa

Condições disponíveis em http://arquivo.cm-oaz.pt. (Consultar Serviços e Regulamento do AMOA em Regulamentos e Normas)

serviços de reprodução

Áreas públicas

O Arquivo Municipal dispõe de um Serviço Educativo que promove um conjunto de acções (actividades para o meio escolar, acções de formação, workshops, visitas guiadas) que visam sensibilizar e motivar os diferentes públicos para a consulta das fontes documentais, fomentar o gosto pelo conhecimento da história local, e alertar para a importância do trabalho arquivístico.
O calendário de actividades está disponível em http://arquivo.cm-oaz.pt
A marcação de actividades pode ser efectuada através do email arquivo@cm-oaz.pt

Zona do controlo

Datas de criação, revisão ou eliminação